Lago Titicaca

A imensidão das águas no topo do mundo

Puno é a principal entrada para conhecer Titicaca, pois fica às margens do lago navegável mais alto do mundo, com suas águas calmas. Os habitantes da cidade viveram da pesca e da caça, e hoje sua principal fonte de renda é o turismo.
 
Uma das atrações mais procuradas em toda a América Latina, o Lago Titicaca está dentro de uma região desértica e árida e no topo da maior cordilheira das Américas. Mas tudo isso não é metade do que se pode ver na região. Uma viagem de contemplação!
 
Segundo lendas andinas, as águas do Lago Titicaca deram origem à própria civilização inca. Toda a região toda foi dominada pelos incas desde o século VII até a chegada dos espanhóis às águas do lago.
 
Os diversos povos que ainda habitam as águas, as ilhas e o entorno do lago possuem culturas variadas – parte delas influenciadas por incas e colonizadores, mas algumas delas de milênios atrás.

 
Ilhas Flutuantes de Uros
A principal atração do Lago Titicaca no Peru são as ilhas flutuantes dos Uros, um povo exótico do período pré-Incaico. Além de ser muito resistente e surpreendente a construção dos Uros, as casas tem todo o aparato para viver uma família, até um fogão de pedra que serve para cozinhar e como refúgio das águas frias do Titicaca.
 
Os Uros vivem exclusivamente de pesca, caça das aves e do turismo, onde vendem seu artesanato diferenciado e bem exclusivo. Além das ilhas e casas também são construídos seus barcos de totora, grandes para adultos e menores para as crianças.
 
Um povo nômade, lendário, que vive isolado, com um enorme espírito familiar e totalmente original em seu modo de viver, locomovem-se em seus barcos, e vivem dos recursos do Lago Titicaca, com sua linguagem própria, sempre simpáticos com os visitantes. Vestidos sempre tradicionalmente, bem coloridos como todo peruano nativo, você se encantará ao dar uma voltinha em um de seus barcos!
 
Ilha Taquile
Uma das grandes ilhas naturais, possui tecelões locais que produzem algumas das melhores peças de vestuário do país de forma completamente artesanal.
 
Chegar na Ilha Taquile é se deparar com um hábito de vida bem diferente do que estamos habituados, pois os taquilenhos possuem um jeito peculiar de se vestirem, onde cada vestimenta (ou forma de usá-la) possui um significado.
 
É um povo bastante tradicional, que tem na área têxtil a maior representação de sua arte e cultura. Essa ilha tem como forma principal de sua economia a agricultura e o turismo comunitário.
 
Ilha Amantani
Abriga dois importantes sítios arqueológicos, histórias e lendas.
Localizada a quase 4.000 m.a.n.m, seus habitantes se dedicam ao turismo vivencial.
 
As aldeias de Amantani abrem suas casas para receber os turistas, que passam a noite por lá e participam de suas festividades, além de conhecerem melhor esta cultura tendo, sem dúvida, uma experiência única.
 
Nos arredores do Lago Titicaca:
 
Sillustani (Puno)
O impressionante complexo arqueológico de Sillustani é uma grande e importante necrópole, a 34 quilômetros de Puno. O lugar tem gigantescas torres de pedra, com mais de 12 metros de altura, e foi utilizado como cemitério durante muito tempo, e seu povo praticava peculiares costumes de sepultamento, baseados na passagem dos mortos para outra vida.
 
Isla Del Sol (Bolívia)
Atualmente habitada por aymarás e quéchuas, a ilha tinha um significado especial e mágico para os incas, abrigando muitos de seus santuários ao Deus Sol, que até hoje conta com antigas relíquias dessa civilização.
Confira nossas dicas pra que sua viagem seja ainda mais agradável:
 
PUNO
 
  • Localização: Está localizado na serra sul do Peru, e compartilha sua fronteira com a Bolívia. Tem um relevo basicamente plano porque boa parte do território está sobre a chapada do Collao.
  • Extensão: 71.999 km²
  • Clima: Frio e semi-seco, com chuvas no verão e elevada umidade atmosférica, exceto na província de Sandia, onde o clima pode ser cálido ou semi-cálido e temperado, com chuvas em todas as estações do ano, por toda a província.
  • Temperatura:  Máxima de 14°C |  Mínima de 3°C
  • Altitude: 820 metros (Lanlacuna Bajo) | 4.725 metros (San Antonio de Esquilache)
 
LAGO TITICACA
 
  • Localização: Departamento de Puno / Província de Puno (3.827 metros acima do nível do mar)
  • Extensão: 8.559 km²
  • Clima: Semi-seco e frio, com chuvas de outubro a abril. A temperatura de suas águas varia entre 9 °C e 14 °C.
  • Temperatura: Máxima de 14°C |  Mínima de 3°C
 
Puno e o Titicaca localizam-se em uma região desértica do Peru, a uma enorme altitude.
 
Leve casacos para enfrentar o frio da região, além de:
 
  • Cremes hidratantes e emulsões para combater lábios e pele ressecados
  • Medicamentos básicos e remédios contra enjoo e efeitos da altitude
  • Acessórios de dilatação nasal, para aumentar a oxigenação, também ajudam
  • Bonés e chapéus evitam a incidência direta do sol
Preço


Destinos


Carregando...
Preço


Destinos


Carregando...

Veja também

Machu Picchu + Lago Titicaca

7 dias e 6 noites
a partir de
10x de R$ 151,00
Ver Pacote

Maravilhas Andinas

9 dias e 8 noites
a partir de
10x de R$ 175,00
Ver Pacote
Quer ganhar descontos de até 50% e participar de promoções exclusivas?
Acompanhe nas redes sociais